O professor, maestro e compositor Antônio Borges-Cunha sobe ao Palco Bell’Anima, no Recanto Maestro, para celebrar 70 anos de vida, no dia 22 de outubro. O concerto dedicado à produção do maestro tambem reunirá seus filhos Vagner e Moisés Bonella Cunha, que vem especialmente dos Estados Unidos para a homenagem; os pianistas Celso Loureiro Chaves e Ney Fialkow; o percussionista Ernesto Fagundes e orquestra.
Por 20 anos, Cunha esteve à frente da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, e, por 17, da Orquestra Sesi/Fundarte. Paralelamente, até hoje, colabora com a formação de gerações de músicos e pesquisadores no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como professor nos cursos de graduação e pós-graduação. O concerto foca na faceta de compositor de Antônio Borges-Cunha, que já acumula 40 anos de produção autoral e obras que há um tempo não são apresentadas.
Foto: Rafael Wilhelm
Nascido em Bom Jesus, em 1952, Cunha começou a compor na década de 1980. Estudou no Brasil e nos Estados Unidos, tendo mestres como Armando Albuquerque, Hans Joachim Koellreutter, Robert Cogan e Roger Reynolds. Ao longo desse percurso, desenvolveu um idioma composicional peculiar, integrando culturas e valores aparentemente antagônicos.O concerto “Maestro Cunha 70 anos” inclui obras escritas em momentos distintos da trajetória do compositor, para diferentes formações: “InstalaSom” (1982-1989), para flautas de bambu, ocarinas, flautas transversa, clarinetes, trombones, percussão e piano; “Noturno para Chopin: in memoriam” (1999), para piano e acordeão; e “Tempo e Memória” (2015), para piano, acordeão, violino, bombo leguero e outros instrumentos de percussão. O programa encerra com a participação dos filhos do maestro, com a interpretação do “Concerto para violino e orquestra de câmara” (2005).
Agende-se:
O quê – Concerto do Maestro Antônio Borges-Cunha Quando – Sábado, 22 de outubro, às 19h30Onde – Palco Bell’Anima, no Recanto Maestro, distrito de São João do PolêsineQuanto – R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada)Ingressos: pelo Sympla e na Loja Dullius (Estrada Recanto Maestro, 1889). A bilheteria do Palco Bell’Anima abre somente no dia do show, a partir das 18h
Leia todas as notícias